O leite e seus derivados são uma das principais fontes de cálcio na dieta. Isto porque este mineral é mais biodisponível, ou seja, é melhor absorvido do que o cálcio presente em fontes vegetais. O cálcio é essencial para a saúde dos ossos e dentes e assim também auxilia na prevenção da osteoporose.
Proteína
Presente no leite e derivados, ela auxilia no crescimento de crianças, na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização. É importante para a saúde dos olhos, da pele e do cabelo. O nutriente ainda tem um efeito antioxidante que ajuda a proteger o corpo da ação dos radicais livres que colaboram para o envelhecimento precoce das células.
Vitamina D
Entre os muitos benefícios deste nutriente, destaca-se o seu papel fundamental na saúde dos ossos. Isto porque ela ajuda a aumentar a absorção de cálcio pelo intestino, colabora na fixação desse mineral e do ferro nos ossos e nos dentes e ainda ajuda a impedir a perda da massa óssea.
Complexo B
Apesar de estarem no alimento em menores quantidades, estão associadas ao bom funcionamento do sistema nervoso.
Potássio
Importante para a saúde do organismo como um todo, pois está envolvido em diversas funções. Ele atua na contração muscular, tem papel fundamental no bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda a proteger o organismo da hipertensão e das doenças cardiovasculares.
Triptofano
Ajuda na sensação de calma e bem-estar, relaxa os músculos, induz o sono e aumenta quantidade de serotonina no cérebro.
Consumir o leite após os exercícios é uma ótima dica, pois a quantidade de minerais presente no leite ajuda a repor a perda que ocorreu durante a atividade física. Além disso, a proteína presente na bebida tem a função de reparar microlesões que ocorrem como um processo fisiológico normal quando se pratica atividade física e proporciona a regeneração e formação de novas células musculares.
É importante ressaltar que os alimentos vegetais e grãos possuem boas quantidades de outros nutrientes que são essenciais para qualquer dieta e que o leite possui em menores quantidades. Por isso, tudo deve fazer parte de uma alimentação balanceada.
Você não precisa deixar de consumir nenhum alimento que contenha lactose. Lactosil é um sachê da enzima lactase que auxilia no combate a qualquer desconforto gerado por esses alimentos. Temos produtos que atendem as necessidades, de acordo com o grau de má digestão de lactose. Saiba como consumir e onde comprar em nosso portal.