Fizemos uma seleção das melhores receitas típicas da Amazônia em comemoração ao dia da nossa grande floresta! Comemore o dia 5 de setembro com a gente e ainda saboreie o melhor da culinária do Norte.

Tapioca de Tucumã
O tucumã é uma das frutas típicas da região, e é bem comum comer uma tapioca recheada com a fruta e um pouco de queijo coalho.
Ingredientes
600g de goma
Castanha do brasil a gosto
Tucumã a gosto
05 Fatias de queijo coalho
Banana frita a gosto
Modo de preparo
Misture a goma e a castanha, aqueça a frigideira antes de colocar a massa, espalhe a goma, vire a massa assim que desgrudar do fundo da frigideira, espalhe um pouco de manteiga, coloque as fatias de queijo coalho, adicione o tucumã e a banana frita e enrole a tapioca.

Farofa de banana
Para fazer com ingredientes amazônicos, utilize a Banana Pacovã e Farinha Amarela, mas, se você não possui, não tem problema! Substitua por banana prata e farinha branca ou de fubá. A banana deve estar no ponto, nem muito madura, nem muito verde.
Ingredientes
1 Banana Pacovã
1 Cebola Pequena
2 ovos
Sal a gosto
Margarina a gosto
Farinha a Gosto
Modo de preparo
Corte a banana em cubos pequenos e frite em fogo baixo com margarina (para não deixar um toque muito doce da banana). Depois, corte a cebola e adicione junto à banana que está no fogo baixo fritando. Retire da frigideira e reserve-as em um recipiente. Frite os ovos na margarina, depois de pronto, junte as bananas e cebolas. Coloque a quantidade de farinha que você julgar necessária, coloque um pouco de margarina e se achar necessário, adicione uma pitada de sal e deixe fritar em fogo baixo para que fique crocante. Mexa o tempo todo para não queimar. Misture tudo e pronto!

Caldeirada de Tambaqui
A parte mais nobre desse peixe são as costelas que também podem ser preparadas grelhadas ou assadas. A caldeirada de tambaqui é um prato típico na região Norte do país e temos certeza que você vai amar!
Ingredientes
2 costelas de tambaqui
Suco de 3 limões
2 colheres (sopa) de vinagre
4 xícaras (chá) de água
1/2 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (chá) de colorífico
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de coentro picado
1 cebola cortada em 4 partes
1 tomate cortado em 4 partes
2 colheres (sopa) de azeite
Para preparar o Pirão, que acompanha a caldeirada é preciso:
2 xícaras (chá) do caldo do cozimento do peixe
1 xícara (chá) de farinha de mandioca
2 ovos cozidos cortado em rodelas
2 batatas cozidas cortada em rodelas
2 colheres (sopa) de coentro picado ( ou cheiro verde)
Modo de preparo
Lave as costelas e esfregue-as com o limão e o vinagre, deixe agir por uns 5 minutos, em seguida enxágue bem. Coloque água e sal uma panela, o extrato de tomate, o alho, o coentro, a cebola, o tomate e o colorífico. Quando começar a ferver coloque as costelas do tambaqui .Deixe ferver por 15 minutos e retire o peixe e reserve o caldo do cozimento. Em uma outra panela, coloque o caldo do cozimento e misture a farinha de mandioca, aos poucos, mexendo até engrossar. Acrescente ao peixe, os ovos, as batatas e o coentro. Transfira para uma travessa e sirva com o peixe.

Tacacá
A receita, originária dos indígenas paraenses e derivada de um tipo de sopa denominada “mani poi”, é muito popular nos estados do Acre, Pará, Rondônia, Amapá e Amazonas. Confira:
Ingredientes
2 litros de tucupi
2 maços de jambu
500g de goma de tapioca
500g de camarão seco
1 cebola em pedaço
5 pimentas de cheiro
1 maço de chicória
Sal a gosto
5 dentes de alho
1 maço de cebolinha picada
Modo de preparo
Coloque o tucupi para ferver, depois de levantar fervura comece a colocar a pimenta de cheiro, a cebola, a chicória, a cebolinha e o alho. Deixe ferver mais um pouco. Enquanto isso, prepare a goma de mandioca. Coloque mais ou menos um litro de água numa panela e ponha no fogo. É preciso derreter a goma em um copo com água antes de jogá-la na panela. E só um detalhe: não pode parar de mexer. Em poucos segundos a mistura engrossa e fica nessa consistência liguenta; Deixe descansando e siga novamente para o caldo do tucupi. Desligue o fogo e bata uma parte dele no liquidificador com as verduras todas, depois devolva à panela e misture. Por fim, é só colocar as folhas de jambu e servir com os acompanhamentos, como o camarão e a cebola picada.

Creme de Cupuaçu
A fruta está presente em diversos itens no cardápio no Norte, como: doces, sucos, bombons, geleias. Por ser um alimento que agrada muitos paladares, o creme é uma ótima escolha para quem quer se refrescar com o sabor de uma fruta exótica.
Ingredientes
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
1 kg de polpa de cupuaçu
Modo de preparo
Bata no liquidificador todos os ingredientes, até ficar uma mistura homogênea. Experimente, se desejar mais doce, acrescente mais 1 lata de leite condensado. Deixar bem gelado e servir.

Cuscuz de milho com leite de coco
O cuscuz brasileiro está intimamente ligado à farinha de milho e sua presença no Brasil está vinculada aos hábitos dos indígenas. Seu uso em preparações diversas, com sua adaptação para receitas dos colonizadores portugueses e escravos africanos abriu oportunidades para a criação de várias formas.
Ingredientes
2 latas de leite condensado
500 gramas de farinha de milho em flocos grandes
100 mililitros de água|
100 mililitros de leite de coco
Açúcar a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, misture a farinha, o leite de coco e o açúcar. Acrescente a água aos poucos até dar a massa dar liga. Coloque a massa na cuscuzeira, dando uma apertada e
cozinhe por mais ou menos 15 minutos.

Pudim de cará
É uma sobremesa muito saborosa, tem a cara do Brasil. A receita é de minha criação feita especialmente para o programa.
Ingredientes

200 gramas de Cará cozido e sem sal

2 colheres de sopa de amido de milho

4 xícaras de chá de leite integral

2 colheres de sopa de margarina

1 xícara de chá de açúcar

1 colher de chá de essência de baunilha

1 lata de leite condensado

4 ovos inteiros

1 pitada de sal

50 gramas de coco ralado fino (opcional)
Ingredientes – Decoração

1 lata de ameixa em calda
Modo de Preparo
Calda
2 xícaras de chá de açúcar grossa
2 xícaras e meia de chá de água
Pudim
Bata tudo no liquidificador de 5 a 8 minutos ate que a massa fique homogênea.
Após ser batido despeje em uma forma de pudim caramelizada.
Leve ao forno pré-aquecido (280º) em banho maria por aproximadamente 1h30min (ou ate que ao enfiar o palito ele saia limpo).
Retire do forno, deixe-o esfriar e o leve a geladeira por 2h(duas horas), desenforme e decore com as ameixas.
OBS:
O Cará é cozido na água.
Deixe-o escorrer até que o fique seco.

Prontos para colocar a mão na massa? E não precisa se preocupar com a má digestão de lactose, Lactosil te auxilia a saborear todos esses pratos!