De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), aproximadamente 22% da população brasileira possui má digestão de lactose. Conheça e compreenda algumas curiosidades sobre a intolerância a esse açúcar:

1- Não existe alergia à lactose:

A lactose é o açúcar do leite, ou seja, pode ser considerada um carboidrato composto por glicose e galactose, que fornece energia ao corpo. Considerando que são as proteínas as responsáveis por desencadear respostas imunológicas, a lactose não está relacionada a nenhum processo alérgico, apenas à intolerância.

2- Tipos de má digestão de lactose:

Existem três tipos de má digestão de lactose. O primeiro é a deficiência congênita, advinda de um problema genético que faz com que a criança nasça sem condições de produzir lactase. O segundo mais comum, é a deficiência primária, que se caracteriza pela diminuição natural e progressiva na produção de lactase, que costuma começar na adolescência e se acentuar até o fim da vida. Por fim, o terceiro tipo é a deficiência secundária, quando a produção de lactase é afetada por doenças intestinais como diarreias, síndrome do intestino irritável ou alergia à proteína do leite, por exemplo. Na deficiência secundária, a má digestão pode ser temporária e desaparecer com o controle da doença de base.

3- Tipos de exames existentes:

Além da avaliação clínica, o diagnóstico da má digestão de lactose pode contar com três exames específicos: teste de intolerância à lactose, teste de hidrogênio na respiração e teste de acidez nas fezes.

Procure um especialista para a realização de qualquer um dos exames.

4- Sintomas da intolerância de lactose:

Os sintomas mais comuns são a diarréia, distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida e também da quantidade de lactose que seu organismo tolera. 

5- A exclusão de lácteos da dieta não é a solução para a intolerância:

A exclusão de lácteos da alimentação, sem o acompanhamento de um profissional da saúde, não é a solução pois causa prejuízos nutricionais. A exclusão desses alimentos da dieta dificulta o balanço nutricional de nossa alimentação, principalmente no que diz respeito ao cálcio, já que os lácteos são excelentes fontes desse mineral. 

Você não precisa deixar de consumir nenhum alimento por causa da má digestão de lactose, Lactosil é um sachê da enzima lactase que auxilia no combate a qualquer desconforto. Lactosil oferece produtos que atendem as necessidades, de acordo com o grau de má digestão de lactose. Saiba como consumir e onde comprar em nosso site