Uma das principais dúvidas de quem sofre com a má digestão de lactose é: como posso saber a quantidade de enzima lactase a ser ingerida para consumir cada alimento?

Antes de tudo, saiba que as concentrações de lactose variam bastante de um alimento para outro, além de existirem muitos níveis de má digestão da lactose, então não há uma fórmula universal para a quantidade de enzima. Mas nós podemos te ajudar com algumas dicas!

1- Aprenda com o seu corpo

Como sempre, conhecer seu organismo e como ele reage ao alimento que está ingerindo, ajuda bastante. Por isso, além de seguir orientações médicas, faça alguns testes e vá aprendendo com o seu corpo.

2- Existem alguns padrões nos alimentos

Ao consumir pratos novos, lembre-se que: quanto mais gordura tiver o alimento, menor será a quantidade de lactose. Padrões assim podem ajudar a prever a reação do seu organismo.

3- Nós temos uma Calculadora de Lactose!

Aqui no site de Lactosil você encontra a Calculadora de Lactose, que te ajuda com a recomendação padrão de enzima para diferentes alimentos. Quando estiver em dúvida, dê uma conferida lá.

*Lembrando que a quantidade pode variar de pessoa para pessoa.

Então, mesmo que não haja números oficiais da quantidade de enzima lactase a ser consumida com cada alimento, lembre-se sempre de ouvir os sinais do seu corpo e aprender com eles. Além do mais, você pode contar com a nossa Calculadora e outro suporte indispensável: o seu médico! Ele é o profissional mais indicado para sanar todas as suas dúvidas e dar orientações personalizadas para o seu caso em específico.