O fondue é um dos pratos mais tradicionais do inverno e combina perfeitamente com os dias mais frios. Apesar de ser muito prático e delicioso, muitas pessoas enfrentam uma certa dificuldade para preparar essa receita em casa. 

Pensando nisso, selecionamos cinco receitas de fondues para você fazer em casa e aproveitar as noites frias com os amigos e a família. 

Fondue de queijo com vinho branco:

Você vai precisar de 500 gramas de queijo emmental ou suíço ralado, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de amido de milho, 20ml de conhaque, 180ml de vinho branco seco, noz moscada a gosto e pão italiano ou baguete.

Modo de preparo:

  1. Passe o alho no fundo e nas laterais de uma panela de fondue;
  2. Dissolva o amido de milho no vinho branco e, em seguida, junte o conhaque a noz moscada;
  3. Coloquei o queijo e a mistura do vinho na panela e leve ao fogo baixo;
  4. Misture suavemente até o queijo derreter e a mistura adquirir uma consistência homogênea;
  5. Por fim, leve à mesa e coloque a panela sobre a fonte de fogo do conjunto de fondue;
  6. Sirva com o pão cortado em cubos.

Fondue de cheddar e cerveja:

Para preparar este fondue, você vai precisar de 230g de queijo cheddar em lascas, 100g de queijo americano, 1 xícara de chá de cerveja, 2 colheres de sopa de maisena, 30ml de água fria, ½ colher de chá de caldo de galinha e 1 dente de alho. 

Modo de preparo:

  1. Comece partindo o alho ao meio e passando seu lado cortado por todo o interior da panela de fondue, tanto o fundo quanto os lados. Em seguida, descarte o alho utilizado;
  2. Logo após, em fogo médio, acrescente a cerveja e o caldo de galinha e mexa até ferver;
  3. Em um recipiente à parte, dissolva a maisena na água e, em seguida, adicione-a aos poucos à panela de fondue, misturando sempre com uma colher de pau até engrossar e começar a borbulhar. O segredo para não talhar é ir mexendo à medida que for despejando a maisena dissolvida;
  4. Com o fogo baixo, adicione, aos poucos também, os queijos, mexendo sempre até que derretam todos;
  5. Assim que derreter tudo, coloque a panela de fondue sobre um réchaud e sirva imediatamente! Vale lembrar que, enquanto estiver sobre o fogo, o fondue irá engrossando. Se você não tiver um réchaud, use uma panela normal, mas você terá de aquecer o fondue de vez em quando, sem deixar queimar.

Os ingredientes necessários para este fondue são: 500g de queijo comté, 200g de creme de leite, 200ml de vinho branco, 600g de camarão rosa congelado, descascado e limpo, 300g de pão italiano, ½ limão e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, ferva aproximadamente 1 litro de água e escalde os camarões ainda congelados por cerca de 5 minutos; 
  2. Retire a casca do queijo e rale. Em seguida, coloque o queijo em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo junto com o creme de leite e o vinho branco. Vá misturando com uma colher de madeira até que o creme fique bem homogêneo e levemente líquido;
  3. Tempere com pimenta do reino a gosto e adicione o suco de limão. Misture bem e passe o creme de queijo para uma panela própria de fondue, posicionada sobre o réchaud aceso; 
  4. Esfregue um dente de alho sobre as fatias de pão e corte-as em cubos grandes; 
  5. Sirva a fondue de queijo com os pedaços de pães e os camarões fervidos. 

Fondue de chocolate com conhaque:

Os ingredientes necessários para esta receita são 300 gramas de chocolate ao leite picado, 1 lata de creme de leite, 5 colheres de sopa de conhaque, frutas a gosto para acompanhar.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque o chocolate e o creme de leite e mexa até que o chocolate derreta;
  2. Acrescente aos poucos o conhaque e misture bem, mantendo o fogo baixo; 
  3. Corte as frutas como preferir e aproveite a sobremesa!

Fondue de chocolate com sorvete:

Para esta receita, você precisará de 1 lata de creme de leite com soro, 400g de chocolate ao leite picado, 200g de chocolate meio amargo picado e 1 pote de sorvete.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque o creme de leite e leve ao fogo médio até aquecer, misturando sempre. Retire do fogo, junte os chocolates e misture até ficar homogêneo. Depois é só colocar em uma panela de fondue.
  2. Para fazer as bolinhas de sorvete, utilize uma colher. Coloque todas as bolinhas em uma travessa e sirva com o fondue. 

Para que as bolinhas de sorvete não derretam, faça uma por uma, coloque todas juntas em um prato e deixe-as congelando por algumas horas antes de servir. Você também pode tirá-las do freezer à medida que for consumir ou então colocar o prato com o sorvete sobre outro prato que tenha gelo.