Intolerância á Lactose
Facebook

FAQ

Perguntas e Respostas mais Frequentes
Lactosil
(lactase)

Nos casos de alimentos que não possuem 50 gramas de Lactose, o paciente pode utilizar uma quantidade menor do sachê?
Sim, pode utilizar. A proporção entre 50g de lactose e de 8.000 a 10.000 ALU é recomendação baseada em trabalhos científicos em pacientes sabidamente intolerantes à lactose, mas fatores adicionais podem influenciar como esvaziamento gástrico, tempo de transito intestinal, ingestão mínima diária de lactose entre outros. Então, esta proporção é orientação para ter-se uma base.

Porque a quantidade de ALU recomendada para crianças é menor do que a recomendada para adultos?
A quantidade de ALU recomendada está relacionada à quantidade de lactose contida no alimento e não à idade. A quantidade menor nos sachês infantis tem relação com a quantidade de alimento ingerida pela criança, proporcionalmente menor que a do adulto.

Existe um período de validade após a preparação, ou seja, depois de adicionado o Lactosil o alimento continua sem lactose por quanto tempo?
Uma vez clivada pela enzima a molécula de lactose em suas duas unidades de monossacarídeos galactose e glicose não há reversão.

O paciente pode misturar Lactosil em 1 litro de leite e guardar?
Sim. Quanto mais tempo a enzima estiver em contato com seu substrato, maior será a quantidade de lactose digerida. Pode-se colocar o Lactosil no leite e deixar por um tempo, e.g., uma a duas horas, e depois colocar na geladeira para pernoitar e ingeri-lo pela manhã.

Lactosil começa a agir quando?
Como toda enzima, a partir do momento que Lactosil entrar em contato com o substrato (lactose) do alimento, ocorre a clivagem da lactose e continua ocorrendo, após a ingestão, no trato gastro-intestinal.

O paciente está há 03 anos sem consumir alimentos com lactose. Como é o uso de Lactosil nestes pacientes?
A lactase endógena – mesmo que mínima – chega ao seu nadir de atividade alguns meses após a completa ausência na ingestão de lactose. Portanto, quando houver a re-ingestão da lactose nesta situação, a proporção deverá obedecer uma quantidade maior da enzima – tipo sobra – nas primeiras vezes ao tomar leite ou produtos lácteos.

Posso usar o Lactosil no preparo de produtos lácteos na residência, tipo bolos?
Sim. O Lactosil é destituído de gosto e cheiro, portanto não muda quaisquer das características da receita.

Posso levar ao forno produtos preparados com Lactosil?
Todo e qualquer produto lácteo por receita doméstica pode ser preparado com Lactosil tomando o cuidado de deixar a enzima agindo – e.g., massa do bolo, tortas – pelo menos 01 a 02 horas antes de levar ao forno pois temperaturas acima de 70º graus desnatura a enzima perdendo seu efeito.

O Lactosil pode causar alergia no decorrer do tempo ou outro malefício ao paciente?
O relato de alergia com o uso da enzima lactase é extremamente raro. Dado ser um produto de origem fúngica, aqueles pacientes alérgicos previamente ao mofo e/ou à penicilina teriam base teórica para tal. Todavia, pela extrema infrequência de eventos esta relação falhou em ser estabelecida.

Lactosil é a conveniência que você precisava para o acesso da lactase nas farmácias de todo o Brasil!